SEO (Otimização de sites) é o maior responsável pela geração de tráfego
Não basta ter um belo design para fisgar a atenção de internautas. É preciso investir na encontrabilidade. Nada melhor que ser localizado por quem está lhe procurando.
Outro dia ouvi um podcast onde uma pessoa dizia que não guarda mais os ímãs de geladeira que recebe de pizzarias e outros restaurantes delivery porque, se sente fome, vai ao Google, busca as melhores opções e realiza o seu pedido. Uma informação muito interessante, que talvez muitos desconheçam, é que o nome Google até se transformou em verbo no dicionário americano, como sinônimo de "buscar". E, para as empresas que já tem um endereço na web, nada melhor do que serem localizadas por pessoas que já estão procurando por seus produtos e serviços.
No entanto, muitas pesquisas mostram que a grande maioria dos internautas nem passa da primeira página de resultados e, se o seu site não está bem posicionado, pode acabar não sendo encontrado. Encontrabilidade é tudo hoje em dia e, para conquistar resultados não basta mais apenas desenvolver um site bonito, mas, especialmente, fazer com que buscadores como o Google o considerem tão relevante ao ponto de apresentá-lo entre os primeiros quando uma pesquisa é solicitada. Este posicionamento se dá por uma série de fatores, como o tráfego já gerado até então, a frequência de atualização, a quantidade de links (votos) direcionados para a página na web e, finalmente, as palavras-chave utilizadas.
Para o último elemento, deve ser dada uma atenção realmente muito especial, pois é preciso inserir em códigos, títulos e conteúdos, com determinada intensidade, as palavras mais utilizadas pelos internautas nas buscas por produtos e serviços de determinado segmento. Este trabalho deve ser planejado, executado e revisado constantemente, pois mudanças nas pesquisas e tendências de aumento ou redução de demandas podem ser identificadas ao longo do processo. A tal atividade, damos o nome SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de sites.
Cinthia Van de Kamp é publicitária pós-graduada e diretora da Central Brasil Comunicação e Marketing, de Brasília/DF. Adora escrever sobre marketing, publicidade, redes sociais e cases.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!