SEO para e-Commerce: 5 vantagens de uma loja virtual bem otimizada
O comércio online é um segmento extremamente promissor, mas a concorrência é alta. Uma boa estratégia de SEO para e-Commerce é o que separa o sucesso de uma loja virtual do fracasso!
Apesar de vários desafios, o comércio varejista se mantém otimista, representando um reflexo da queda na taxa de desemprego e do aumento da confiança do consumidor. 2018 recém começou mas o resultado disso já pode ser visto no e-Commerce. De acordo com o indicador de varejo da Mastercard (SpendingPulse), as vendas online apresentam um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior.
Quem investiu na abertura de uma loja virtual há poucos anos está colhendo os frutos. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 43% dos consumidores aumentaram as compras nestes estabelecimentos entre 2016 e 2017.
Só que isto também traz um lado negativo: quanto mais próspero um mercado, mais pessoas se interessam nele. O resultado? Uma concorrência acirrada!
A saída? É imprescindível investir em SEO para e-Commerce
Os números o comprovam. Segundo o Boston Consulting Group (BCG) entre 60 e 70% das buscas em mecanismos de buscas – incluindo redes sociais – estão relacionadas a compras em lojas online. No caso de produtos de alto valor, como eletrônicos, a taxa de consumidores que não abre mão da busca online antes da compra chega a impressionantes 90%.
Portanto é fácil concluir que o SEO tem um enorme potencial para aumentar as vendas. Mas, além disso, a otimização de uma loja virtual traz outros benefícios.
Neste post, elencamos as 6 vantagens que o SEO pode proporcionar e levar seu negócio ao próximo nível.
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O SEO reduz o custo de aquisição de clientes (CAC)
De acordo com o WordSteam, o valor médio que as lojas virtuais pagam por clique em uma campanha de links patrocinados no Google Adwords é de US$ 0,88, algo ao redor de R$ 3 reais. Parece pouco? Não é! Pense: para atrair 1000 visitantes por mês, você teria um custo de R$ 3 mil – isso se o custo do clique em seu setor não for acima da média.
A consequência? Seu custo de aquisição de cliente (CAC) ficará nas alturas. Ele é a razão entre a soma de tudo que você investiu na atração de compradores (anúncios, conteúdos, redes sociais, etc) e a quantidade de pessoas que realmente comprou de você.
Como no AdWords você paga por clique que recebe, fatalmente terá que gastar mais para atrair mais visitantes. Por outro lado, no caso do ranqueamento orgânico, o investimento se mantém inalterado: o custo do serviço é o mesmo para conseguir 10 ou 1000 visitantes únicos.
Moral da história: o SEO não permite apenas que o seu e-Commerce atraia muito mais clientes – ele também reduz sensivelmente seu custo de aquisição. Seu fluxo de caixa agradece!
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O SEO faz com que quem realmente quer o seu produto o ache
Digamos que você venda sapatos vermelhos. Não seria incrível ter uma loja em um shopping onde todos procuram apenas por sapatos vermelhos?
Com certeza, seria. Mas, você pode ter algo muito melhor: ser a primeira referência encontrada por uma pessoa que procura por “comprar sapato vermelho” no Google.
Com isso, queremos dizer que, se o SEO de uma loja virtual for forte, você terá o melhor dos dois mundos: não é apenas a quantidade de consumidores em potencial que será alta, sua qualidade também. Esqueça aquelas pessoas que estão dando “só uma olhadinha!”: elas estarão exatamente em busca do que você vende.
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SEO fortalece a marca
Pode ser que alguns visitantes do seu e-Commerce não comprem de você hoje. Mas, o que impede que eles o façam amanhã ou depois?
Por mais que um bom posicionamento no Google favoreça o crescimento das vendas, ela também faz com que mais pessoas tenham contato com a sua marca – é o brand awareness.
O resultado? Pode ser que alguns visitantes não queiram comprar seu produto hoje. Mas, não tem problema: quando o dia chegar, eles se lembrarão da sua loja, e você sairá na frente dos concorrentes. E se não lembrarem e forem buscar no Google de novo, seu site estará lá em destaque.
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SEO garante a boa navegabilidade do e-Commerce
Um site com uma péssima experiência de navegação dificilmente consegue uma boa posição no Google. Assim, a implementação de um processo completo de SEO em uma loja virtual deve observar também que o web design seja harmônico, que as páginas carreguem rapidamente e que o visitante consiga chegar a qualquer lugar com poucos cliques.
Entretanto, estes fatores fazem mais do que dar uma posição privilegiada nos sites de busca. Uma boa navegabilidade reduz a taxa de rejeição de um site. Isso significa que as pessoas visitarão mais páginas e visualizarão mais produtos, aumentando as vendas e o ticket médio.
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O SEO deve exigir que um e-Commerce seja mobile friendly
Em suas últimas atualizações de algoritmo, o Google tem privilegiado sites com bom desempenho em dispositivos móveis, como smartphones. Quem não leva isto a sério não é encontrado!
A empresa de inteligência SEMRush estima que metade das buscas feitas no Google acontecem por meio de celulares. Ou seja, é bem provável que seus clientes estejam neste grupo! Por causa disso, o buscador considera que para aparecer bem posicionado nas buscas um site deve ter design responsivo adequado para equipamentos móveis.
Assim, além de garantir uma boa posição no Google, um site otimizado para celulares faz com que o seu negócio seja adequado à parcela crescente de consumidores que procuram produtos e serviços pelo celular. Como a tendência é que as buscas móveis cresçam, no longo prazo, suas vendas tomarão o mesmo caminho.
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SEO é a ação de marketing digital com melhor custo-beneficio
O SEO proporciona excelentes posições nos resultados de busca. Com o tempo, essas posições variam, mas um site ou loja virtual bem otimizada continua aparecendo nas buscas, garantindo todos os benefícios acima citados por muito tempo. Ou seja o investimento em uma consultoria de SEO deve ser visto como uma ação que vai fortalecer a presença digital da empresa durante muitos anos.
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