Sites de e-commerce usam sites de busca para analisar e atrair consumidores

10/12/2011

Apesar das compras online representarem menos de 10% do gasto total no varejo americano, as pessoas estão pesquisando o que adquirir cada vez mais pelo computador. Por isso, os varejistas acompanham atentamente as buscas na internet, quais as palavras mais utilizadas pelos internautas, e pagam para que seus sites apareçam no topo da lista de resultados.

Como as buscas pela internet têm mostrado que são uma grande janela para compreender o comportamento do consumidor, muitos varejistas contratam consultores para monitorar em tempo real os resultados nos sites de busca e também as tendências nas redes sociais, para que possam reagir melhor a essas valiosas informações.

A Amazon.com, por exemplo, está atraindo clientes em busca de tablets com seu Kindle Fire, o produto mais popular nas buscas online no varejo das últimas quatro semanas, segundo a Experian Hitwise, que compila seus dados monitorando os hábitos online de 10 milhões de internautas. Muitas pessoas têm digitado "Kindle versus Nook" para comparar o aparelho da Amazon com o novo tablet da rede americana de livrarias Barnes & Noble Inc.

Outro grande do varejo norte-americano, a WalMart, diz que analisa constantemente os dados de busca, bem como as conversas no Twitter e no Facebook, para identificar tendências e otimizar os preços e as ofertas em seu site Walmart.com.

Esse tipo de avaliação que fazem em relação ao comportamento e interesses dos consumidores, permite às empresas oferecerem exatamente o que o público mais deseja. E como os internautas usam os sites de busca e também as redes sociais para encontrarem informações e ofertas, nada mais lógico que os anunciantes utilizem essas ferramentas também para expor seus produtos. É por isso que os links patrocinados do Google Adwords é, muito provavelmente, um dos veículos publicitários mais utilizados na internet mundial.

Tudo isso reforça ainda mais a importância que o SEO, ou a Otimização para Sites de Busca, em um bom português, tem para as lojas virtuais ou empresas de e-commerce principalmente. Em análises feitas nas estatísticas de diferentes clientes, é fácil verificar isso. Sites como a loja virtual Importenet e também os sites de leilões Mukirana e Arremate Club, tem mais de 50% da sua audiência proveniente do Google graças aos bons resultados não só dos sites como dos blogs.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.