Sites devem ser formulados para aparecerem nos sites de busca
20/10/2008
Um dos grandes desafios das pequenas e médias empresas é colocar seus sites em evidência nos mecanismos de busca.
Figurar entre os primeiros links que sites como o Google mostram em uma busca pode ser a diferença para aumentar as vendas. Segundo levantamento da consultoria WBI Brasil, feito neste ano com 4.431 pessoas, 64% dos internautas clicam somente nos três primeiros resultados ao pesquisar produtos e serviços.
"Só os que fazem uso correto de títulos e descrições ganham visibilidade nas páginas do Google ou do Yahoo!", aponta Paulo Floriano, consultor da TerraForum, especializada em portais corporativos.
Por falta de conhecimento técnico, o representante da loja de artigos esportivos Gorilaz Paintball, Douglas Wilhelm, 22, não nomeou, no endereço virtual da empresa, os produtos vendidos pela companhia. "Isso impediu que os internautas nos localizassem por palavras-chave", avalia.
Wilhelm só reverteu o problema ao contratar um otimizador, profissional que interfere na arquitetura de sites a fim de melhorar sua posição nas pesquisas on-line. "Saltamos da quinta para a primeira página do Google e registramos um aumento de 20% nas vendas."
Há dez anos, Luis Fornasiari, 42, batizou sua empresa de ADL Traduções, para que figurasse no início das listas telefônicas, que são organizadas em ordem alfabética. Ele também se diz satisfeito com os resultados da otimização feita em sua página da internet.
"Após chegarmos ao terceiro lugar na busca de páginas brasileiras do Google [pela palavra-chave "traduções’], a procura por nossos serviços duplicou", relata o empresário.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!