Supercomputador simula clima da Terra daqui a 300 anos
10/02/2004
A IBM construiu um supercomputador que servirá de máquina climática virtual para pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, que pretendem construir um modelo de como será a superfície terrestre, atmosfera e oceanos daqui até 300 anos.
O supercomputador, batizado de “Earth System Modeling Facility” (Aparelho de Modelamento do Sistema Terrestre, em inglês) consiste em sete servidores IBM eServer p655, cada um equipado com oito processadores Power4+, além de outro IBM eServer p690, que inclui outros 32 processadores semelhantes.
O sistema instalado é o AIX Unix e custará cerca de um milhão de dólares, informou David Turek, vice-presidente de computação avançada da IBM. Também incluso na configuração estão 32 terabytes de armazenamento RAID5, utilizando dois servidores IBM xSeries 335 com sistema Red Hat Linux.
A máquina será utilizada por pesquisadores do Departamento de Ciências do Sistema Terrestre da Universidade para predizer os impactos do aquecimento global, poluição e outros problemas relacionados ao sistema terrestre. Entre as questões que serão analizadas, estão problemas relacionados ao efeito estufa, poluentes produzidos pelo homem, movimentos de geleiras polares e ciclos químicos que possam afetar o planeta Terra e seus habitantes. O supercomputador será pago com dinheiro do Fundo Nacional para Ciência norte-americano e da Universidade da Califórnia.
Todd R. Weiss – Computerworld – EUA
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!