Técnicas de SEO a evitar na otimização do site
Os principais erros de SEO são cometidos durante a programação do site e na otimização on-page, e afetam diretamente nos resultados do Google
O Marketing de Busca é uma das principais estratégias de uma campanha de marketing digital. Seja através de anúncios patrocinados no Google Adwords ou com a otimização do site, aparecer entre os primeiros resultados de busca do Google é o objetivo de toda empresa que deseja ter uma presença mais abrangente na web e aumentar a sua cartela de clientes.
A otimização de site exige uma série de ações que dividem-se em programação, estrutura, otimização on-page, otimização off-page e conteúdo, e é exatamente nessas três primeiras que acontecem o maioria dos erros que impedem um site de aparecer nos resultados das primeiras páginas das buscas.
No post de hoje listamos os 5 erros mais comuns de SEO e uma dica de ouro para conquistar os melhores resultados de busca do Google para a sua empresa. Vamos lá?
#1 Pensar exclusivamente em conteúdo
É certo que o conteúdo do site é uma das partes mais importantes em uma consultoria de SEO, mas negligenciar outros fatores, como a programação da página, pode comprometer todo o seu empenho.
Isso porque de nada adianta ter conteúdos relevantes e originais se a programação do site não estiver em consonância com as melhores práticas, se o design for inadequado para equipamentos móveis, se tiver imagens pesadas, códigos e scripts que dificultam o carregamento do site, entre outros erros de programação.
#2 Ausência de URLs amigáveis
A URL de uma página é a primeira coisa que um mecanismo lê para ranquear os resultados de busca do Google e, mesmo assim, um dos erros mais comuns nas estratégias de SEO são cometidos nessa etapa, principalmente em e-commerces.
As URLs do seu site devem ser amigáveis, ou seja, ajudar os buscadores a interpretar o conteúdo das páginas. Como fazer isso? Construindo as URLs com as palavras-chave na sua estrutura. Se você usa plataformas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, esses erros podem ser facilmente corrigidos.
#3 Conteúdo copiado ou duplicado para forçar a otimização de site
Quem sabe ao menos um pouco sobre SEO, entende que ter um bom conteúdo é uma das exigências para aparecer entre as primeiras páginas do Google. Utilizar conteúdos copiados ou com baixa qualidade não ajuda em nada no ranqueamento dos resultados de busca e prejudicam o ranqueamento.
O Google gosta de conteúdo, e preferencialmente conteúdo que seja de valor para o usuário. Utilizar textos copiados de outros sites diminui a relevância do conteúdo e, consequentemente, do site.
Pior ainda é ter conteúdo duplicado no mesmo site. Quando o Google visita o seu site e encontra as mesmas visões de conteúdo, automaticamente valida a prática como Black Hat, ou seja, uma tentativa de enganar o mecanismo, que é um comportamento não ético no processo de SEO.
#4 Não ter uma estratégia de link building
Um dos critérios que mais tem sido levado em consideração no ranqueamento, e que exatamente por isso influencia diretamente nos resultados de busca do Google, é o link building. Investir em otimização on page sem uma estratégia planejada de link building é fazer o trabalho pela metade, o que será insuficiente para um site aparecer bem posicionado no Google.
Ter links em outros sites apontando para o seu, é uma forma do Google entender que o seu site é relevante. Não investir nessa estratégia vai afetar diretamente nos seus resultados de SEO. Mas não adianta qualquer site, não. O Google prioriza aquele link que vem de um site também considerado relevante, que tenha uma boa classificação de rankeamento. Ou seja, na hora de conseguir links é importante avaliar a qualidade dos sites.
Para conseguir links externos espontâneos, incentive seus parceiros a mencionarem a sua empresa em suas páginas, cadastre-se em diretórios de pesquisa e se mantenha ativo em fóruns de discussão. Mas a principal estratégia mesmo é investir em marketing de conteúdo e assessoria de comunicação online. Criando posts e artigos relacionados ao seu negócio e divulgando esses conteúdos em outros sites de qualidade, você estará mostrando para o Google que o seu site é realmente relevante.
#5 Errar na escolha das palavras-chave
Apesar de ser um erro básico, ele é bastante cometido quando se trabalha as técnicas de otimização de site. A escolha das palavras-chave deve ser feita depois da definição do público-alvo da empresa e fazer parte de uma estratégia desenvolvida paralelamente aos objetivos de marketing e vendas.
Além da escolha equivocada, outros erros comuns às palavras-chaves são o uso pouco inteligente ou exacerbado das mesmas no conteúdo do site.
Como garantir os melhores resultados de busca no Google com o SEO
Com a evolução dos algoritmos do Google, otimizar um site e conseguir boas posições no buscador, deixou de ser simples. Otimização de site requer, antes de tudo, conhecimento técnico sobre as diversas ações de SEO. Não existe uma receita pronta que vai te te levar até os primeiros resultados das buscas do Google.
Claro que conhecer as melhores técnicas de SEO e ir implementando aos poucos no seu site vai ajudar.
Mas contar com a experiência de uma agência especializada em SEO, marketing de conteúdo e link building é a forma mais segura de melhorar o posicionamento do site nas buscas, aumentar a audiência e, consequentemente, escalar o crescimento da sua empresa. Entre em contato e descubra as melhores soluções para o seu negócio.
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