Telefonia via internet atrai os holofotes no mercado americano
01/02/2005
Uma tecnologia promete aplicar o poder da Internet à comunicação de voz, desafiando a concorrente que existe há mais um século e é conhecida no jargão do setor por uma expressão que requer dois adjetivos: “velha e simples telefonia de voz”.
A batalha entre as duas tecnologias deve esquentar em 2005, enquanto avança o muito alardeado “ano da telefonia via Internet”. Mas mesmo que as mais otimistas das previsões venham a ser cumpridas, dizem os analistas, a velha e simples linha telefônica continuará a ter forte domínio sobre boa parte do mercado. O serviço via Internet precisa superar diversos obstáculos antes de se tornar uma tecnologia de ampla aceitação.
Ainda assim, mesmo que não venha a dominar o mercado de serviços telefônicos, a telefonia via Internet, ou VoIP (Voice over Internet Protocol), parece destinada a avançar nos Estados Unidos, graças ao número crescente de conexões de banda larga e às empresas que vêm difundindo serviços de telefonia via Internet.
Os usuários iniciais da telefonia via Internet dizem que o principal atrativo é uma conta de telefone que pode cair à metade do que uma operadora local de telefonia cobra. Mas os defensores do VoIP acrescentam que o maior benefício pode ser a ampla gama de serviços oferecidos, como por exemplo mensagens de voz enviadas por email, que as linhas tradicionais não conseguiriam acompanhar. (segue)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!