Tendências de marketing digital 2018: experiência do usuário deve guiar estratégias
As tendências do marketing digital para 2018 mostram que, cada vez mais, os profissionais têm que pensar fora da caixa e colocar a experiência do usuário acima de tudo.
O marketing digital é um meio que exige muito dos profissionais da área: com as constantes evoluções tecnológicas, é preciso pensar cada vez mais fora da caixa e estar antenado para conquistar resultados reais.
Felizmente, os especialistas sempre divulgam as ferramentas e estratégias mais promissoras. No caso das tendências de marketing digital para 2018, a menina dos olhos parece ser, mais do que nunca, a experiência do usuário: com cada vez mais empresas investindo na web, só se destaca quem realmente atrai e engaja o público.
Não se engane: conteúdo continua sendo rei. O que muda é como trabalhar com ele e fazê-lo chegar às pessoas certas! Para te ajudar com isso, separamos seis tendências que prometem ser fortes para o marketing digital em 2018. Confira e comece o ano com o pé direito:
Aumento da presença de pequenas empresas na rede
Muitos pequenos empresários relacionam o marketing à necessidade de um orçamento generoso e totalmente fora de suas possibilidades. Felizmente, os empreendedores estão começando a abandonar o preconceito. Eles têm percebido cada vez mais é possível investir um valor que esteja conforme suas possibilidades e, ainda assim, conquistar resultados.
Consequentemente, uma das principais tendências do marketing digital para 2018 é ver cada vez mais negócios de pequeno porte investindo em ferramentas como blogs corporativos, SEO, Google Adwords e redes sociais. A competição será acirrada e só os melhores vencerão!
Intensificação dos chatbots
A automação já é uma velha conhecida dos profissionais de marketing digital. Ela se encarrega de atividades trabalhosas, como lead scoring e envio de e-mail marketing, permitindo que o profissional invista seu tempo em outras atividades.
Para 2018, quem trabalha no meio pode esperar uma intensificação disso. A ferramenta da vez serão os chatbots, robôs que se comunicam com um cliente ou lead com a mesma naturalidade de uma pessoa. Eles podem ser instalados em seu site ou, até mesmo, incorporados ao Facebook Messenger.
Seus principais benefícios são a diminuição do tempo de resposta, melhorando a experiência do cliente. Não é à toa que eles já são usados com vários fins: responder dúvidas, mostrar produtos alinhados com o perfil do cliente e, até mesmo, pedir pizza.
Entretanto, a forma mais inovadora de usá-los é como substitutos dos tradicionais formulários para o download de materiais ricos. Um chatbot pode “entrevistar” quem visita seu site e, conforme o perfil, indicar-lhe os conteúdos mais alinhados às suas necessidades. Testes revelam que isso não apenas aumenta a taxa de conversão, como, também, diminui o custo de aquisição do cliente.
Geração de engajamento por meio de vídeos
De acordo com a empresa de hospedagem de sites Hosting Facts, dois milhões de posts de blogs são publicados na internet todos os dias. A concorrência é extremamente acirrada, e se destacar é cada vez mais difícil!
O vídeo tem se mostrado muito útil na superação desse desafio. Ele não precisa – nem deve – substituir totalmente o conteúdo escrito; contudo, pode ajudar na qualificação e nutrição de leads, complementando os textos.
Uma excelente maneira de usá-lo é incorporar vídeos em seus posts de blogs tradicionais. Eles podem conter tanto informações extras, quanto um resumo do conteúdo. Assim, o visitante escolhe como consumir a informação.
SEO além das palavras-chave
Outra consequência da grande quantidade de conteúdo produzido a cada dia é que a concorrência para as primeiras posições do Google é cada vez mais acirrada. Paralelamente a isso, o algoritmo se torna cada vez mais inteligente e capaz de interpretar o que é publicado.
A alternativa? Ir além das palavras-chave e investir nos topic clusters. O objetivo dessa estratégia é criar uma espécie de esfera de influência sobre diversos assuntos, ao invés de focar em palavras-chave específicas.
A estratégia está calcada em um post principal, extenso e mais generalista, denominado pilar. Nele, há backlinks para conteúdos complementares, de modo que o Google entenda que todos estão interligados. Assim, se um performa bem, “puxa” os demais para cima. No longo prazo, os resultados são impressionantes!
Por exemplo: seu post pilar pode ser um guia sobre marketing no Facebook. Os conteúdos complementares tratariam de assuntos como o melhor horário para postar na rede social, como definir a verba dos anúncios, como escolher as melhores imagens para acompanhar os posts, etc.
Internet das coisas
Com a evolução da internet das coisas, a tendência é que cada vez mais objetos de uso corriqueiro se tornem conectados. Apple Watch e Google Glass são a prova!
Consequentemente, uma das principais tendências de marketing digital para 2018 é o conteúdo multiplataforma, que possa ser consumido nesses diferentes suportes. Deste modo, você facilita o acesso às informações, ampliando seu público e melhorando seu engajamento. O futuro é agora!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!