Uso das redes sociais indica tendência de investimento no marketing digital
Dados de pesquisas apontam que os investimentos em publicidade digital deverão crescer em decorrência do aumento do número de internautas e da utilização das redes sociais.
O total de pessoas com acesso à internet no Brasil no terceiro trimestre de 2012 foi de 94,2 milhões, segundo o Ibope Media. 53 milhões são usuários ativos que navegam em sites, entram em redes sociais e fazem compras online.
Na América Latina, nenhum país gasta mais tempo online que o Brasil. Os brasileiros passam em média 27 horas na internet por mês. Os dados são da empresa de pesquisa ComScore.
Não é novidade que as pessoas têm passado cada vez mais tempo na internet e nas redes sociais. Dados da Net Insight em um estudo do Ibope Media, revelaram que em janeiro de 2013 os brasileiros passaram mais de 10 horas por mês navegando nas redes sociais. O país registrou aumento de 13,5% no uso da internet em comparação ao mesmo período de 2012 e as faixas etárias mais ativas são entre 25 a 49 anos, que juntas correspondem a 52,7% dos internautas.
Detalhe: esses números são referentes ao uso por meio de computadores e não incluem acesso via mobile, portanto não é um dado definitivo, já que cada vez mais as pessoas acessam as redes sociais através de celulares e smartphones.
Para terminar, um estudo feito Local Search Sites comScore e a Localeze nos Estados Unidos, ainda em 2012, comprova a importância das marcas se relacionarem com os consumidores nas redes sociais. A pesquisa feita com mais de 4 mil usuários de negócios locais, revelou que 15% dos entrevistados usam as redes sociais para procurar empresas da região.
A pesquisa apontou também que o consumidor tende a comprar das marcas que ele confia e se relaciona nas redes sociais. Entre os entrevistados, 71% disse estar mais propenso a comprar de uma marca que eles acompanham no Twitter e no Facebook.
Outro dado importante para as pequenas empresas é que, além das grandes marcas, o comércio regional também é procurado pelos consumidores que querem interagir online.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!