Uso de softs-espiões cresce 953% em um ano na internet
05/05/2003
O uso de softs-espiões –conhecidos por “spyware”, programas que se instalam no computador do usuário pela internet sem o seu conhecimento– cresceu 953% em um ano na web. Segundo o especialista em segurança Eric Howes, defensor da privacidade na Universidade de Illinois (EUA), atualmente esses softs estão escondidos em 1.317 sites – há um ano, estavam em apenas 125 páginas.
De acordo com dados levantados por Howes, que cataloga esse tipo de software há três anos, também cresceram as “espécies” de spyware: desde o ano passado, elas passaram de 56 para 493.
O spyware podem direcionar o internauta a sites pornográficos e de jogos on-line, monitorar o comportamento do usuário –espionando os sites por ele visitados– ou até desencadear a abertura de uma série de pop-ups na tela da vítima, causando a perda de performance do PC.
“É extremamente agressivo e abusivo. E a maioria dos internautas não faz idéia de como se proteger ou desfazer os estragos causados por esses programas”, diz Howes. (segue)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!