Vendas pelo Whatsapp trazem resultados positivos para pequenos lojistas
Com o crescimento das redes sociais e plataformas de comunicação via internet, as vendas online aumentaram muito, ainda mais nesta pandemia de coronavírus em decorrência do isolamento social. Claro que, entre os variados apps, o Whatsapp não ficou de fora e muitos comércios, tanto pequenos como os médios e grandes, estão realizando suas vendas por Whatsapp.
O que era, inicialmente, para se comunicar com os amigos e família de forma gratuita, o Whatsapp foi, aos poucos, se tornando um ambiente para reuniões de trabalho e estudos para, no fim, se tornar um espaço comercial com direito a compra e vendas. Inclusive, a Meta, empresa de Mark Zuckerberg e detentora do Whatsapp, desenvolveu versões como o Whatsapp Business, que nada mais é do que a mesma plataforma, porém com recursos adaptados para os comerciantes, como o carrinho de compras e o fornecimento de um catálogo, por exemplo, e o Whatsapp Pay, que facilita o envio e recebimento de dinheiro.
As estatísticas indicam a forte tendência das vendas pelo Whatsapp
Segundo um levantamento feito pela plataforma Loja Integrada, cujo foco é a criação de lojas virtuais, 75% dos pequenos e médios comerciantes usam as vendas por Whatsapp como canal direto com seus clientes. Ainda, 68% dos empresários usam o app como principal ferramenta de atendimento ao consumidor. Mas mesmo a popular plataforma de comunicação sendo uma mão na roda para os comerciantes, há aqueles que trabalham com alternativas, como o Instagram (15%) e o e-mail (5,6%), por exemplo. Esta pesquisa foi feita por meio de um questionário envolvendo 3060 lojistas virtuais de todo o país entre os meses de maio e junho de 2021.
Para complementar a pesquisa da Loja Integrada, apontamos uma outra feita pela consultoria Accenture, indicando que o Whatsapp conta com mais de 160 milhões de usuários no Brasil. Sendo destes, 83% utilizam o app para fazer compras online, enquanto que 48% ainda não se sentem seguros de fechar vendas por Whatsapp. Já em relação aos empreendedores, 64% dos negócios de pequeno e médio porte passaram a representar a principal força nas vendas no Whatsapp quando o distanciamento social entrou em voga com a pandemia do coronavírus.
Por que as vendas pelo Whatsapp estão fazendo tanto sucesso
É extenso o número de motivos pelos quais o Whatsapp está sendo muito procurado para o comércio. Segundo o diretor de marketing da Loja Integrada, Gustavo Ruchaud, o app é bem acessível e está no celular de quase todos os brasileiros, além de que é muito prático para enviar campanhas promocionais de forma automática, verificar métricas e realizar um atendimento quase que em tempo real. Já Isabela Lepera, microempreendedora da Cupcakes by Isa na cidade de São Carlos (SP), que também faz bom uso de vendas por Whatsapp, a plataforma humaniza o atendimento, podendo chamar o vendedor pelo nome, mesmo que por escrito.
Em resumo, o Whatsapp está sendo bem procurado pelos comerciantes e consumidores ultimamente devido a proximidade que ele causa entre esses dois grupos de pessoas. Ainda, traz economia para quem quer empreender por ser um app gratuito, já que conseguir um espaço físico ou recorrer às plataformas de e-commerce requer custo, sem contar a facilidade que muitos têm em utilizá-lo.
As vendas pelo Whatsapp na era pós-pandêmica
Nossos hábitos irão mudar muito quando a necessidade de isolamento social em combate a COVID-19 passar. Buscaremos mais pelo conforto, seja para se vestir ou para qualquer outra atividade, daremos mais valor à vida e às coisas simples, além de estarmos mais familiarizados com a internet e a tecnologia no geral. Claro que com o nosso modo de fazer compras não será diferente.
Além de estarmos fortemente conectados na internet, notaremos o quão prático e seguro é comprar e vender na forma online. Nós não só continuaremos com esse hábito como também mais pessoas serão atraídas por ele. Isso significa que as vendas por Whatsapp vão aumentar cada vez mais na era pós-pandêmica e suas versões Business e Pay continuarão chamando a atenção dos comerciantes cada vez mais.
Ainda veremos os shoppings e as lojas físicas funcionando, mas veremos poucas pessoas circulando por lá. Também é muito provável que vários comércios nos quais estamos habituados a ver de portas abertas nas ruas sejam fisicamente fechados e em funcionamento apenas pela internet.
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