Você tem certeza do que é Spam?
21/11/2004
O spam tem sido alvo de muitas notícias em jornais especializados e jornais para o grande público. Também vem causando grande preocupação em especialistas da área, profissionais do direito e nos usuários da Internet, por estar se tornando uma prática muito freqüente na rede mundial de computadores.
Muitas pessoas recebem spams todos os dias, e às vezes nem sabem disso. Na verdade, artigos ou campanhas contendo uma explicação sobre o que é o spam e como combatê-lo são muito raros. É preciso conscientizar a população digital, do significado desse e-mail incômodo e de como fazer para denunciar os responsáveis pelo envio, já que essa prática é considerada ilegal.
Abaixo, seguem algumas explicações que servirão de base para o conhecimento de spam e o combate ao mesmo. As informações foram retiradas do site do Grupo Brasil anti-spam.
1 – O que é Spam?
Spam é o nome que se dá para o envio de mensagens eletrônicas, nas quais se observa a presença de pelo menos duas destas práticas:
– Não existe a identificação do remetente ou o mesmo é falso;
– Você não autorizou aquele remetente a lhe enviar mensagens;
– Não lhe foi oferecida a opção de não receber mais mensagens do mesmo remetente;
– O tema do assunto da mensagem é distinto de seu conteúdo de modo a induzir o destinatário em erro de abertura na mensagem;
– Ausência da sigla “NS” (Não Solicitado) no campo Assunto, quando a mensagem não houver sido previamente solicitada;
– Envio de mensagens com o mesmo conteúdo e para o mesmo destinatário, variando apenas o remetente ou o assunto, em prazo inferior a dez dias.
2-) O que fazer quando você é vítima de spam?
Quando você for vítima de spam , envie uma mensagem ao seu provedor de Internet, denunciando o e-mail. No conteúdo, envie uma cópia da respectiva mensagem, copiando inclusive do cabeçalho desta. O padrão para recebimento deste tipo de denúncia é abusenomedoprovedor.com.br
O Grupo Brasil anti-spam também recebe denúncias de envio de Spam. O endereço para o envio de queixas é denunciaBrasilAntiSPAM.org ;
3-) Como você pode evitar o spam?
Para evitar o spam, é preciso realizar alguns procedimentos. Crie um webmail específico para se cadastrar em sites de vendas ou newsletters, diferente do e-mail que você usa profissionalmente ou pessoalmente.
Só forneça seus dados pessoais para empresas que divulguem sua política de privacidade ou que permitam o descadastramento de forma simples e rápida.
4-) Como diferenciar um spam, de uma mensagem eletrônica eticamente correta?
È considerada uma mensagem Eletrônica Comercial ou Institucional eticamente corretas os seguintes elementos:
– Remetente identificável;
– Legendas comerciais, institucionais ou publicitárias no assunto;
– Assinatura com o nome legal e endereço eletrônico do remetente;
– Opções de “opt-in” e “opt-out” visíveis e em plenas condições de utilização eficaz;
– Nome da agência de publicidade ou de marketing direto responsáveis pela remessa;
– Nome da marca ou do anunciante responsável pela remessa;
– É comprovada a relação pessoal ou profissional entre o remetente e o destinatário;
– A mensagem tem comprovada autorização do destinatário, inclusive pela opção “opt-in”, para remessa de mensagens.
– A mensagem é remetida por qualquer entidade legalmente constituída, exclusivamente aos respectivos membros e ou associados;
– A mensagem é remetida pelos provedores de acesso a seus usuários, com a finalidade de transmitir quaisquer avisos que digam respeito à prestação de serviços.
Compare na tabela abaixo:
SPAM |
MENSAGEM ELETRÔNICA CORRETA |
O campo remetente está ausente ou é falso |
O campo remetente é identificável |
O campo assunto está ausente ou é distinto do conteúdo da mensagem. |
O campo assunto vem identificado com a legenda comercial, institucional ou publicitária. |
Ausência da sigla “NS” (Não Solicitado) no campo assunto, quando a mensagem não houver sido previamente solicitada; |
A assinatura vem com o nome legal e endereço eletrônico do remetente. |
Não lhe é oferecida as opções de “opt-in” e “opt-out” na mensagem enviada. |
No conteúdo, existem as opções de “opt-in” e “opt-out” visíveis e em plenas condições de utilização eficaz. |
As mensagens recebidas têm o mesmo conteúdo, variando apenas o remetente ou o assunto, em prazo inferior a dez dias. |
No conteúdo aparece o nome da instituição responsável pela remessa |
“ Opt-in” – é a permissão concedida pelo destinatário para o recebimento de mensagens eletrônicas.
“Opt-out” – é a opção automática do destinatário de ser definitivamente excluído de determinada lista de endereços eletrônicos.
Os padrões éticos e práticas estabelecidas para o envio de mensagens eletrônicas devem ser respeitados. Portanto se você identificar um spam em sua caixa postal, denuncie. Só assim se conseguirá acabar com a prática desse crime eletrônico chamado SPAM.
Amanda Ribeiro é estudante de Relações Públicas da UNESP, de Bauru
FONTE: Código de Ética AntiSPAM e Melhores Práticas de Uso de Mensagens Eletrônicas* e Cartilha AntiSPAM*
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