Web ajuda a fiscalizar políticos
22/11/2006
Sites como o Contas Abertas transformam a internet em um novo meio de fiscalização dos governos, deputados e senadores brasileiros. O Contas Abertas foi criado pelo hoje deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF) eleito em outubro. Na época, Carvalho era deputado distrital, mas conseguiu fazer com que o site tivesse acesso irrestrito aos dados do governo usando senhas emprestadas por colegas. Leia a reportagem completa no caderno Nacional deste domingo no Estado.
A última descoberta do Contas Abertas foi feita a partir de dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). O site descobriu que o governo só gastou 35% das verbas destinadas à segurança aérea, o que poderia ter evitado os constantes atrasos dos vôos agora.
Uma outra ferramenta que fiscaliza o governo é o site Transparência Brasil. Durante as eleições, o site colocou no ar informações detalhadas sobre cerca de 500 candidatos. Além disso, o Transparência Brasil também reúne notícias ligadas à corrupção que saíram em jornais.
As instituições do governo também pretendem usar a internet para aumentar a transparência. O site da Câmara dos Deputados tem uma seção dedicada à consulta de dados sobre os deputados, inclusive sobre viagens oficiais e valores gastos nas diárias dos hotéis.
Já o site da Procuradoria Geral da República traz arquivos com informações sobre contratos feitos sem licitação a cada mês. A Controladoria-Geral da União tem um espaço para denúncias contra o patrimônio público.
O governo federal coloca os dados sobre a aplicação dos seus recursos financeiros no Portal da Transparência.
Para ajudar a entender quem é quem nos recentes escândalos políticos, o site Política Voz criou um Dicionário Brasileiro da Corrupção.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!