WordPress e SEO: uma combinação perfeita na luta por boas posições no Google
Um site com gerenciador de conteúdo (WordPress) e otimizado (SEO) para aparecer na busca do Google é a ferramenta básica do marketing digital.
Nos últimos dez anos as coisas mudaram muito na internet. A maior necessidade dos internautas sempre foi e cada vez é mais o consumo de informação. Para isso, estão conectados em vários canais. Ele não está mais apenas na internet, lendo jornal ou assistindo televisão, como antes.
No Brasil, 63 milhões de pessoas acessam dois tipos de tela (TV + PC) e 30 milhões acessam três (TV + PC + Smartphone) usando telas simultanamente ou não. Uma prova desse enorme consumo de mídia nos tempos atuais é que 52% da população online assiste TV e acessa a internet ao mesmo tempo e 68% vê TV enquanto usa o smartphone.
No cenário atual onde o consumidor passa a maior parte do tempo nas redes sociais através de equipamentos móveis (60% do tempo é gasto para acessar mídias sociais por meio de smartphones e tablets), a comunicação se tornou mais dinâmica e os sites corporativos ganharam concorrência.
A interação entre consumidores e empresas ocorre em vários lugares e de diversas formas. O site institucional perdeu espaço para outras plataformas como Facebook, Instagram e Twitter, entre outros. Mas isso não quer dizer que perdeu importância.
Vale a pena trocar o site por uma fanpage?
Com o crescimento das mídias sociais nos últimos anos, muitas empresas e agências trocaram seus sites institucionais pelas mídias sociais, buscando concentrar em um só lugar informações sobre produtos, novidades, promoções e interatividade. A facilidade de atualizar a rede social foi uma das principais razões para esse comportamento.
Mas o fato é que esse as pessoas em um ponto não mudaram seu comportamento: seguem procurando empresas, produtos e também informações nos sites de busca. E aí, optar por uma fanpage ao invés de um site representa perda de competitividade. Além de não ter o mesmo potencial de um site para aparecer na busca, um canal, página ou perfil em qualquer rede social oferece menos informação e causa menor impacto naquele usuário que busca algo que deseja adquirir. Nesse quesito, ter um site próprio desenvolvido em uma plataforma bem estruturada e de fácil atualização é, sem dúvida, bem mais vantajoso.
Site profissional impacta o consumidor
Para pequenas e médias empresas, ter um site é a estratégia de marketing mais efetiva e que continua recebendo investimentos, de acordo com uma pesquisa da eMarketer.
O site institucional ainda mantém sua importância no marketing atual. A intenção das pessoas que navegam nas mídias sociais é diferente de quem utiliza o Google. Por padrão, quem procura tem uma intenção de saber mais sobre um produto ou serviço, ao contrário do Facebook, onde a atenção é dividida com fotos, publicações de amigos, de outras marcas e outros estímulos.
A criação de um site é um processo que exige criatividade e conhecimento de programação, mas também de estratégias de design, marketing e conteúdo. Um site bem elaborado deve levar todos esses aspectos em conta para propiciar ao internauta uma excelente experiência de acesso e navegação.
Atualização de conteúdo
Manter o site atualizado com conteúdo relevante é muito importante porque cria autoridade, atrai novos visitantes, renova o interesse de quem já conhece o site e aumenta a popularidade. Mais do que freqüência de atualização é importante que o conteúdo seja relevante e original. É isso o que as pessoas, e também o Google, mais consideram em um conteúdo.
O SEO é responsável por mais de 60% das visitas a sites no Brasil
O Google continua representando o mais importante canal usado pelas pessoas para encontrarem produtos e serviços. Segundo estatísticas divulgadas pela Nielsen Company, 75% dos brasileiros já utilizaram os mecanismos de busca para encontrar uma marca ou produto desejado. Mesmo com tantas alternativas de publicidade digital, aparecer no Google continua sendo a principal estratégia não só para um site ter uma audiência qualificada, mas também para o fortalecimento da imagem da empresa.
O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de site, é um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos sites de busca.
Plataforma WordPress é a mais utilizada no mundo para criação de sites e blogs
No mercado, existem diversas ferramentas e aplicativos para criação de sites e blogs, entre elas o WordPress, um dos mais populares sistemas de gestão de conteúdo da internet.
O WordPress é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) com possibilidades infinitas de customização, facilidade de atualização e a grande vantagem de contar com uma enorme comunidade de desenvolvedores de todo mundo que estão constantemente criando novos plugins que proporcionam a evolução da plataforma.
WordPress e o SEO
A platafroma Wordpress é uma grande aliada quando o assunto é SEO. Um site WordPress devidamente otimizado com os plugins corretos e critérios de SEO on page tem muitas condições de conseguir um bom rankeamento no Google. O WordPress foi desenvolvido dentro dos padrões de usabilidade e, com o tempo, acompanhou a evolução e as mudanças do Google, recebendo sempre novos plugins que tornam a otimização de site muito mais simples e eficaz.
O site da Clínica Vertebrata, de Porto Alegre, é um exemplo claro do sucesso proporcionado pela reunião das duas estratégias: WordPress e SEO.
Há 10 anos, a clínica vem investindo fortemente no SEO como principal estratégia para fortalecer sua imagem e ter maior visibilidade, atraindo pessoas com interesse e necessidades relacionados a doenças e tratamentos da coluna, especialização médica do seu fundador e médico responsável, o neurocirurgião Dr. Ailton Moraes.
Depois de diferentes versões do site terem sido otimizadas pela agência emarket desde 2006, foi em 2013, quando a plataforma do site mudou de Joomla para WordPress, que o site deu um salto enorme em relação à audiência.
Aliando o SEO desenvolvido durante anos com a nova plataforma, a publicação de artigos e posts e estratégias de link building, a audiência do site aumentou 180%, passando de 25.000 visitas/mês em 2014 para quase 70.000 visitas/mês em 2016.
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